A realização de obras de terra em larga escala não é privilégio desta época, pois, há muitos séculos elas vêm sendo executadas pelo homem.
Na Antigüidade os egípcios e babilônios realizam feitos notáveis nesse campo, como, por exemplo, os canais de irrigação ás margens dos rios Nilo e Eufrates. A construção das pirâmides, embora a sua motivação não fosse econômica, mas religiosa, não deixa de se constituir em magnífico exemplo de escavação e transporte de milhares de metros cúbicos de rocha.
Mais tarde, os romanos que, sem dúvida, foram os grandes engenheiros da Antigüidade, realizaram grandes serviços de terra necessários á construção de suas estradas e aqueduto. Esses trabalhos eram executados manualmente ou com o auxilio de animais que carregavam ou rebocavam instrumentos rudimentares. Esse quadro não se modificou até meados do século passado, o instrumento utilizado era, a chamada “pá de cavalo” (horse drawn scraper), constituída de uma caçamba dotada de lâmina de corte, a qual, rebocada por tração animal, escavava e transportava o material. Com o advento da máquina a vapor, surgiram as primeiras tentativas de utilizá-la em equipamentos de terraplenagem, a partir da segunda metade do século passado, já existiam escavadeiras providas de “shovel”, montadas em vagões e usadas na construção ferroviária. O desenvolvimento dos motores a combustão interna, ocasionando a redução do seu tamanho físico, permitiu novas aplicações. Em 1920, Holt e Best lançam o seu trator movido a gasolina, onde foi adaptada a lâmina, resultando desta maneira na concepção dos modernos equipamentos de terraplenagem. Nas décadas de 20 e 30, um inovador, R. G. Le Tourneau, criou o primeiro scraper rebocado por trator. Em 1938 foi construído o primeiro “motoscraper”, isto é, o scraper autopropelido e que recebeu a denominação comercial de “tournapull“. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=6Bmt1ux_h0M[/youtube] A partir dessa data, observa-se o rápido desenvolvimento dos equipamentos de terraplenagem, apresentando máquinas cada vez mais eficientes sob o aspecto mecânico, tal fato resultou no aumento extraordinário de sua produtividade. Segundo Professor Afonso.